Poucos dias depois de ser ventilada a possibilidade de o Hemocentro Regional de Santa Maria ser fechado, uma boa notícia vem da capital gaúcha. Isso porque a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) conversou com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, que descartou qualquer chance de o complexo ter as atividades interrompidas. Franciane Bayer, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, teve a garantia após ligação para a secretária.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Ainda assim, Arita comentou à deputada que, de fato, existe uma tratativa para que o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), por ser o principal hospital porta aberta do SUS do centro do Estado, faça a gestão integrada da questão do sangue na região.
- Neste ano, em função da pandemia, as tratativas não evoluíram, mas a secretária Arita garantiu que em nenhum momento o Estado cogitou o fechamento - afirmou. A deputada disse, ainda, que mesmo que as negociações com o Husm não avancem, o Hemocentro não será fechado, conforme teria informado a gestora.